Pizza - Moda da Casa - Lombinho - Catupiry

O sabor da pizza de forno a lenha

O sabor da pizza de forno a lenha. A pizza é conhecida quase no mundo inteiro, mas nem na Itália é tão popular quanto no Brasil. Gostosa, fácil de preparar, barata e com grande variedade de sabores, é um dos pratos mais procurados no país.

No forno a lenha, a madeira em combustão exala vapores aromáticos que se impregnam na pizza, em outras palavras, a pizza fica levemente defumada. Em comparação com os fornos caseiros a gás, a lenha tem uma vantagem adicional: a temperatura. “Enquanto o forno da sua casa fica em torno dos 300 graus, com a lenha obtemos uma temperatura constante de 550 graus”.

Assada mais rapidamente, a massa fica crocante por fora e macia por dentro. No entanto, é possível reproduzir ou até superar essa temperatura em equipamentos profissionais.

“Há fornos elétricos ou a gás que atingem temperaturas de até mil graus, mas o que importa é o que sai na fumaça. Diferentes tipos de lenha fazem pizzas com gostos diferentes”, afirma o físico Leandro Tessler, da Universidade Estadual de Campinas.

Um exemplo sobre o efeito da madeira é o carvalho que é usado em barris para envelhecer uísque e conhaque devido a suas propriedades.

Fonte: Super Abril