A comemoração do dia da Pizza

A comemoração do dia da Pizza. No último dia 10 de julho foi comemorado o dia da Pizza, ele  é comemorado desde 1985 e foi instituído pelo então secretário de turismo, Caio Luís de Carvalho, por ocasião de um concurso estadual que elegeria as 10 melhores receitas de mussarela e margherita. Empolgado com o sucesso do evento, ele escolheu a data de seu encerramento, 10 de julho, como data oficial de comemoração.

A pizza, que conhecemos hoje, chegou no começo do século XX trazidas por imigrantes italianos e em 1905, surgiu a primeira pizzaria nos EUA: a Lombardi”s. No Brasil, diversos nomes são apontados por historiadores como os primeiros pizzaiolos, dentre eles o napolitano Carmino Corvino, que abriu sua Dom Carmenielo no bairro do Brás, em São Paulo.

Após chegar ao Brasil, a pizza, alimento típico de cidades industrializadas, acompanhou as transformações pelas quais passou o país ao longo das décadas. À semelhança da miscigenação racial que caracteriza este país, as pizzas produzidas por aqui passaram a ser conhecidas pela incrível variedade de formatos e sabores que acompanham as características de cada região brasileira. Nova Iorque e São Paulo se destacam quando o assunto é pizza embora a origem desse alimento seja europeia, os verdadeiros devoradores se encontram do outro lado do oceano.

Veja mais sobre o Dia da Pizza