pizza - pizza com vinho - pizza e vinho - pizza vinho tinto

Combinando pizza com vinho

[singlepic id=56 w=320 h=240 float=right]

Combinando pizza com vinho. Um dos pratos mais simples e apreciados do mundo pode ser acompanhado por diferentes estilos de vinhos.

Acredite se quiser, somente na cidade de São Paulo são devoradas por dia quase um milhão de unidades de pizza. A única cidade com maior consumo no mundo é Nova York. São Paulo também conta com 6 mil pizzarias e as fatias dos paulistanos representam 53% de todas as consumidas no país. E como a herança italiana não deixa mentir, pizza combina com vinho.

Marguerita e Mussarela
A mais adorada de todas leva molho de tomate, queijo mussarela, orégano e azeitonas e não é difícil de ser harmonizada. A tradição da mussarela merece um vinho do velho mundo, especialmente os italianos. Aposte em pedir um bom vinho tinto seco.

Quatro queijos
O sabor é composto basicamente de molho de tomate, queijos mussarela, provolone, catupiry e gorgonzola. Neste caso, como este sabor é pesado e os queijos são gordurosos a melhor pedida é um vinho branco de estrutura e acidez.

Calabresa
A mescla de molho de tomate, calabresa, cebola, orégano e azeitonas pedem Syrahs chilenos e californianos e Malbecs argentinos para uma combinação perfeita.

Aliche
Molho de tomate, aliche, orégano e azeitonas. O sabor salgado acentuado da aliche é complicadíssimo de ser harmonizado, mas duas combinações costumam dar bons resultados: vinhos verdes (ou brancos) e vinhos espumantes.

Portuguesa
Molho de tomate, presunto, queijo mussarela, cebola, ovos cozidos, ervilhas, orégano e azeitonas. Este é um dos sabores mais difíceis de harmonizar, principalmente pela presença de ovo. Algumas tentativas que dão certo são com vinhos portugueses leves e com os velhos e bons italianos tintos.

Porém, os sabores não ficam por aí, por isso, quando tiver dúvidas na hora de harmonizar vinhos e pizza não hesite em escolher um bom vinho italiano da uva Sangiovese (a mesma que entra na composição do famoso Chianti), seus taninos leves e boa acidez, com delicado toque frutado e as são grandes as chances você acertar a combinação.